A democratização da tecnologia fotovoltaica para a geração de energia elétrica, aliada à redução do preço final dos equipamentos, ajudou os consumidores a apostarem neste mercado, instalando os sistemas de energia solar em suas casas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o custo de instalação de geradores capazes de atender à demanda de eletricidade de uma casa com quatro ou cinco pessoas é entre R$ 15 mil a R$ 20 mil, com retorno do investimento em três a sete anos. Nesse período, as parcelas do financiamento podem ser amortizadas com a economia de energia, que pode chegar a uma redução de até 95% na conta de luz.
Outro benefício em se gerar a própria energia está no recebimento de um crédito das concessionárias que pode ser usado quando não há incidência de luz solar, como durante a noite ou em dias nublados.
O financiamento para Energia Solar é uma linha de crédito para quem quer instalar painéis solares fotovoltaicos para captação de energia no seu próprio imóvel residencial ou comercial.